webmaster

webmaster

URL do Sítio:

Rebanho Comunitário

Um rebanho de cabras sapadoras, tem por base, optimizar, técnica e economicamente, a gestão de pastoreio (gestão de combustíveis, gestão de habitats, gestão de paisagem, fertilização dos solos e atracção turística da aldeia e da região .)

O projeto da constituição de um rebanho de cabras sapadoras, tem como objetivo a prevenção dos incêndios florestais, promovendo a gestão dos combustíveis, mas também, gestão de habitats, gestão paisagística, fertilização dos solos e atração turística na aldeia de Miro, e do concelho de Penacova. Pelo fato necessitamos da vossa colaboração.

Porque nos localizarmos numa zona serrana, fustigada pelos incêndios, onde, nos últimos 9 anos, tantos quantos tem o Complexo Social de Miro, tivemos que evacuar a estrutura residencial para idosos, já por duas vezes, sendo que a ultima aconteceu no grande incêndio de 15 de Outubro 2017, pelo fato, é nossa intenção criarmos um rebanho de cabras sapadoras para limpeza dos motos e consequentemente a prevenção de fogos florestais.

Para além da importância dos animais, “cabras, ovelhas, cavalos, burros, vacas” na gestão dos ecossistemas, em meados do seculo XX, deixaram de existir os rebanhos, e começaram os problemas ambientais, em particular o crescimento desmesurado de matos e árvores invasoras, que se tornam num perigo constante de combustíveis inflamáveis junto a aglomerados populacionais. Queremos constituir um rebanho de cabras, pelo fato de se adaptar facilmente ao habitat, neste caso às serras que circundam a aldeia de Miro, com declives acentuados e de difícil acesso.

Ao longo dos últimos anos, os fogos têm destruído milhares de hectares de floresta, as aldeias no concelho de Penacova, são aldeias envelhecidas e desertificadas, com pouca ou quase nula gestão dos terrenos florestais e agrícolas, pelo fato, os matos e as árvores invasoras aparecem e crescem sem regras, tornando-se facilmente matérias combustíveis.

Com a pastorícia, para além da redução dos combustíveis, teremos a fertilização dos terrenos e consequentemente uma maior e mais rápida regeneração da floresta, gestão de habitats e de atração turística. Para isso necessitámos adquirir algumas cabras e vedações e criar condições para alojar os animais. Precisamos da vossa colaboração para dar início a este projeto, que queremos seja inovador.

É nossa intenção darmo-vos conhecimento do evoluir deste projeto até à conclusão final através das redes sociais. Quando estiver em pleno funcionamento queremos que nos acompanhem presencialmente. A zona de intervenção inicial será em terrenos da aldeia de Miro, no concelho de Penacova.

Faça parte deste projeto: https://ppl.pt/cabras-sapadoras?fbclid=IwAR2tX9psr6J8OgDmNtbNSD1iA0qLLpbLc-nBeis5eJyf6ioYP3xpoeRpD4I

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Login