Atletismo

Quando da constituição do Grupo em Agosto de 1980. O Atletismo foi a primeira modalidade a ser criada no seu seio, tendo como grande impulsionador o malogrado, Adelino Henriques, na altura atleta do Clube Futebol União de Coimbra.

Como na freguesia de Friúmes não havia nada que envolvesse os jovens, desde logo, muitos resolveram aderir a esta iniciativa, levando a sério e a peito a modalidade.

Assim, criou-se uma Secção de Atletismo, sob a responsabilidade de Adelino Henriques, Fernando Soito e Manuel Cunha Nogueira, que tinha como objectivo a organização e a participação em provas distritais, modalidade que na altura, felizmente, levou mais longe e tornar mais forte o nome do grupo.

A secção de atletismo foi a grande dinamizadora do Grupo, dentro e fora do concelho de Penacova, percorrendo e espalhando seu real valor por todo o Distrito. Foi das pioneiras no Concelho de Penacova, e também a única na freguesia da freguesia de Friúmes.

Das muitas participações, salientamos a participação na prova rainha do atletismo no distrito de Coimbra, o grande prémio de Vila Verde, Figueira da Foz, Grande prémio de Chelo, Volta á Conraria, grande prémio da Arregaça, volta á cidade de Coimbra por estafetas, grande prémio de Tentúgal, entre outros sob o domínio do INATEL.

A nível individual, vários foram os atletas de nome que passaram pelo Grupo, além do Adelino Henriques, destacamos o João (Preto), o Mário Alberto e o Emídio Rodrigues.

Este Grupo orgulha-se dos seus feitos e da sua história, em menos de cinco anos da modalidade, conseguiu o que pode muito bem ser traduzida, principalmente pelos cerca de 150 troféus conquistados, espelho do trabalho ao longo desse tempo.

Mais nesta categoria: « Natação Futebol »