Espaço de Saberes e Sabores Tradicionais

O Espaço de Saberes e Sabores Tradicionais, inserido no departamento de Projectos e Desenvolvimento, foi criado com o objectivo de sensibilizar e ajudar as pessoas do meio rural, para o importante papel que podem ter, na preservação e conservação dos espaços rurais, das paisagem, de um conjunto de bens e serviços, como seja: agricultura, fruticultura, plantas aromáticas e medicinais, confecção de compotas, enchidos, queijo, doces, tudo com a marca "MIRO muito mais que um lugar"

Apostamos na recolha de receitas ancestrais da nossa região, cada vez mais procuradas por aqueles que ainda se lembram desde a infância, destacamos: O cabrito, a chanfana, o peixe do rio, a lampreia, as migas, os enchidos, os presuntos, os queijos, os doces (arroz doce; nevadas, etc), um manancial de coisas boas, que além de as apreciarmos, tinhamos o prazer de as dar a conhecer.

Com isto, quisemos apostar na realização e participação em feiras e festivais de produtos endógenos, quisemos dinamizar na mostra e apresentação dos nossos produtos. Verificamos que em cada participação, uma procura e um interesse muito especial do consumidor, não só em relação ao próprio produto mas também aos locais onde são produzidos.

Ao identificarmos e clarificarmos os nossos produtos com características tão próprias junto do consumidor, além de os protegermos, estamos a proteger o produtor, o artesão e o próprio consumidor, e ao mesmo tempo estamos a divulgar um lugar e uma região.

Outra das nossas apostas, foi a criação da Cooperativa Produtos da Nossa Aldeia, Cooperativa Agrícola de Serviços e Artes de Miro, demos oportunidade a todos os produtores locais, de se dedicarem à agricultura e ao artesanato. Ocupando assim, um papel importante na economia local, não só pela diversidade da produção, mas também por um maior equilíbrio entre a oferta e a procura no mercado, e ao mesmo tempo estamos a projectar e a dar a conhecer os nossos produtos tradicionais, com características únicas, um trunfo importante para o mundo rural, nomeadamente para zonas desfavorecidas, como aquela onde nos inserimos.

Como escoamos os produtos que advêm dos nossos cooperadores, directamente no Complexo Social de Miro, ou no "Espaço de Saberes e Sabores Tradicionais"” sediada na sede Social, estamos a contribuir para a melhoria do rendimento dos agricultores e na fixação da população rural da nossa região.